domingo, 18 de agosto de 2013

Procura-se


Engraçado, tenho passado algum tempo dos meus dias pensando muito sobre um assunto. Estou preocupada de verdade. Até com certo medo, eu diria. Já perdi o sono, pronto falei!!!
Se você tem lido o blog já sabe minha idade, então não tem problema em revelar que a insônia tem a ver com minha memória, minhas lembranças do passado. De minha infância, para ser mais clara. Estou tremendamente tensa, pois acredito que assisti à extinção de algumas espécies e isso significa, para mim, algumas das seguintes alternativas: (A) Estou muito velha e já vivenciando extinção de animais, um lance tipo dinossauros, destruição; (B) Existe um complô contra minha pessoa, porque ninguém comenta o extermínio; (C) Fiquei louca e a família não percebeu; (D) Estou vivendo num mundo paralelo; (E) Estou cega. Simples assim. Só eu não vejo tais animais e eles continuam andando por aí.
Vamos aos fatos. Quando eu era criança tinha medo, muito medo de um cachorro da raça doberman. Ele era de porte grande, fortíssimo e todo preto! Sabe cachorro do demo? Esse mesmo! Geeeeente até filme sobre esse doberman tinha. Se não me engano era O Ataque dos Dobermans e passava sempre na Sessão de Gala (ou seria na Sessão Coruja? Sei lá, são os Supercine do século passado). Um filme de terror que me fazia dormir tapada até o topo da cabeça, morta de medo. O tal cachorro era uma fera, tipo o avô dos pitbulls. Um perigo!!
Lembro também que essa raça foi coadjuvante de outro clássico do terror, A Profecia. Pra você ver que o carinha definitivamente era a encarnação do capeta no mundo canino, pode acreditar! Pois bem, cadê a criatura? Alguém viu? Alguém já ouviu falar? Viram ele andando por aí? Acabou. Sumiu como fumaça. Escafedeu-se. Nunca mais ouvi falar nos dobermans. Ficaram no passado da minha memória. Extinguiram-se ou saíram de linha, não fabricam mais.
Só para ficar no cinema de quatro patas: cadê a Lassie? Linda e loira, ela se aposentou? Cachorra maravilhosa, a Suzana Vieira das cachorras! Grande atriz!! Contracenou até com a Elizabeth Taylor e só perdeu o Oscar para aquele Pastor Alemão, o Rin-tin-tin! Minha heroína, forte e corajosa, todas as cadelas sonhavam em ser a Lassie. Então, por onde andam os collies? Raça totalmente do bem. A Lassie não deixou nenhum descendente? Pelo jeito não.
Também na minha infância, mas na praia, existiam uns bichinhos bem na beira, que beliscavam os pés da gente. Andavam debaixo da areia e saíam, cavando e subindo. Nas praias que eu frequentava no Rio Grande do Sul, eles chamavam tatuíra. Pareciam uns cascudos albinos, branquinhos, branquinhos. Tinham tantos tatuíras que se fossem comestíveis, dava para matar a fome na África. Vocês acreditam que nunca mais apareceu um só para contar a triste história? Sim, porque para terem sumido assim, só pode ter sido um meteoro, portanto um final prá lá de triste e trágico. Su-mi-ram, desapareceram! Os pezinhos de anjo das crianças nunca mais foram mordiscados.
E tem mais. Quando minha família passava o final de semana no interior, em lindas noites de verão, todas as crianças ganhavam caixinhas de fósforo para caçar vagalumes! Tirando a parte que enganavam brabo a criançada, porque cá pra nós, alguém já conseguiu pegar algum insetinho voador numa caixinha de fósforo?? Hoje eu bem sei que era só para dar ocupação para os pestinhas. Bem, caçar os vagalumes ninguém nunca conseguiu, mas eu os via. Eu e toda a torcida júnior do Internacional. Aquelas noites escuras, quentes e aqueles pontinhos de luz piscando bem na frente de nossos olhinhos infantis. E não é viagem na maionese. Eles estavam lá. Estavam. Pois também é outro caso de extinção.
Nunca mais vi os vagalumes, nunca mais vi tatuíras, os dobermans nem os collies. E estou quase certa de que os cachorros pequineses estão sumindo também. Quase posso garantir que eles serão os próximos...
                Ninguém vai fazer nada? Parem as máquinas! Chamem o Fantástico! Pessoal, eu estou bem preocupada porque estas coisas estão acontecendo bem na nossa frente. É algum tipo de conspiração? Seleção natural? Chacina? Atentado terrorista? Foi a gripe suína? Mistério instalado! Procura-se uma explicação. Ah! E se você quiser me ajudar nas alternativas acima, deixe seu comentário.

14 comentários:

  1. Dani. Como sempre me divirto lendo suas cronicas, adorei a cara nova do seu blog. Beijo Gio.

    ResponderExcluir
  2. Amiga adorei... sabe que você tem razão, cade esse pessoal todo? Vou pedir para o Charles investigar kkk

    ResponderExcluir
  3. Super legal você é uma escritora de mão cheia. Ta fazendo o que em casa?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. É verdade Dani és mesmo uma escritora de mão cheia , como diz teu leitor acima.Já te tenha dito isto, há mto tempo, não é?Olha que podes te tornar a nossa " Danielle Steel brasileira" !!!! Com muita facilidade!Bjs e siga em frente! Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que super elogio! Quem me dera... Muito obrigada pelo apoio e força! Beijos!!

      Excluir
  6. Dani!!!!!! Amei!! Sabe que essa semana, enquanto levava a Rafa para escola, tinham dois Collies passeando!!!! Ia pegar o celular para te mandar foto, mas como estava dirigindo, não consegui!!!! Mas antes de comentarmos o assunto no fim de semana, nunca mais tinha visto mesmo!!!!!!!! Beijos Sabrina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sá! Que alívio saber que os collies estão salvos! kkk! Beijos!!

      Excluir
  7. Lá em São Pedro tem vaga-lumes e em Bombinhas não só tem tatuíras como os peixes também te beliscam na água rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que sorte a nossa, duas espécies vistas e salvas! Kkkk! Beijos!!

      Excluir
  8. Os vaga-lumes sumidos deve ser culpa do cara da música que caçou "mais de um milhão de vaga-lumes por aí, pra te ver sorrir" rssrsrs

    ResponderExcluir